Lanternagem e Pintura
A BH MOTORS realiza reparos com alto padrão de qualidade, atendendo serviços para reparos particulares e através das melhores seguradoras do Brasil, oferecendo total segurança em reparação e pintura de veículos nacionais e importados.
• Reparação de Sinistros
• Reparo Express (consulte condições para reparos em até 5 dias)
• Pequenos Reparos e Retoques
• Recuperação e Pintura de Pára-choques
• Restauração de Veículos Antigos
• Martelinho de Ouro
• Polimento
• Espelhamento de Pintura 3M
COMO FAZEMOS
Somos especialistas em deixar a pintura do carro novinha em folha. Nossos serviços de pintura, polimento e cristalização são realizados com produtos de alto padrão de qualidade e profissionais integralmente capacitados. Se seu carro precisa de uma atenção na lataria, seja uma cristalização ou até mesmo uma nova pintura, conte com a gente. Deixaremos seu veículo com toda cor e brilho que ele merece.
Aprendendo um pouco sobre pintura automotiva:
PASSO A PASSO | Preparação para pintura
Quer que a repintura do carro fique perfeita? Lógico… Então, a preparação antes da pintura em si é muito importante. Confira o passo a passo recomendado pelo CESVI para o processo de preparação.
1 – Assim que receber a peça da funilaria, o pintor deve fazer o desengraxe e em seguida um desbaste com uma lixa grana P80 – pode ser manualmente ou com uma lixadeira roto-orbital sem interface. Após o desbaste, limpe a peça com um desengraxante.
2 – Feito isso, aplique a massa poliéster para correção de imperfeições e, com a massa já seca, use um taco com uma lixa P80 para o alinhamento com a peça.
3 – Então você deve remover os riscos da lixa anterior, agora com uma lixa P220, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
4 – O próximo passo é lixar ao redor da área reparada (lixa P320 e lixadeira roto-orbital com interface). Isso auxilia a aderência do primer. No fim, use o desengraxante para limpar a peça.
5 – Chega então a hora de mascarar a peça para aplicação do fundo fosfatizante anticorrosivo. Essa etapa é essencial pois, quando a peça reparada é lixada, há partes que não estão protegidas contra corrosão, e o fundo fosfatizante faz essa função. Se houver necessidade, aplique duas demãos, no máximo.
6 – Agora é a vez de aplicar o primer. A mistura deve ser feita de acordo com as especificações do fabricante. Duas demãos de primer são suficientes para fazer o enchimento e cobertura de pequenas imperfeições. Caso o reparo for de grandes proporções, dê uma terceira demão. Vale lembrar que:
• Não se deve lixar o fundo fosfatizante anticorrosivo.
• O tempo entre as demãos de primer deve ser de, no mínimo, 10 minutos, dependendo da temperatura externa.
7 – Com o primer aplicado e seco, o lixamento deve ser feito com um taco e uma lixa P320. Se houver necessidade, lixe com a P320 instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface para finalizar o processo. Em seguida, para eliminar os riscos do lixamento anterior, use uma lixa P400, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface.
8 – Para finalizar, lixe a peça com uma lixa P600, instalada em uma lixadeira roto-orbital com interface – se a pintura for PU, isso é desnecessário.
9 – Terminou de fazer todos esses lixamentos? Tem mais um: faça um lixamento manual, e sem o taco, com lixa P800 nos arredores, cantos e locais onde a lixadeira roto-orbital não alcançou. Terminados todos esses processos, sua peça estará pronta para receber a aplicação da base e do verniz para acabamento.
Observações: 1) Este processo se refere a peças recuperadas. 2) Todo primeiro lixamento de massa e primer, em peças com reparos de funilaria, deve ser manual com taco (taqueamento), para planificação/modelagem da superfície. Os demais lixamentos são apenas para remover os riscos dos taqueamentos
PASSO A PASSO | Pintura automotiva
Após a finalização do processo de preparação ou pintura de fundo, chega a hora de começar o trabalho de pintura de acabamento. É o que vamos ver agora neste passo a passo:
1 – O primeiro passo é a identificação da cor do veículo pelo catálogo de cores ou pelo código da cor do fabricante.
2 – Em seguida, encontre a fórmula no sistema de computador, que vai mostrar a quantidade exata de cada pigmento para a composição da cor.
3 – Para identificar se há diferença de tonalidade, use uma proveta para aplicação de tinta e verniz e comparação junto ao veículo.
4 – Em caso de diferença de tonalidade, é necessário fazer o ajuste da cor.
5 – Esse ajuste deve ser feito sempre que possível à luz do sol, ou com o auxílio de uma luz própria para essa finalidade de acordo com as recomendações do fabricante. Vale lembrar que, de acordo com a complexidade da tinta, mesmo com o ajuste de tonalidade, pode ser necessário fazer o difuminado (alongamento) nas peças vizinhas.
6 – Em seguida, o veículo deve ser colocado dentro da cabine de pintura com pressão positiva, para evitar contaminação no momento da aplicação da tinta.
7 – Com o carro já desengraxado, faça o mascaramento e limpe com pano pega-pó para diminuir o retrabalho de polimento.
8 – Para fazer uma pintura de acabamento com qualidade, use uma pistola de pintura com bico 1.4, com boa regulagem de leque e vazão de tinta.
9 – Vale a pena prestar atenção à distância, pressão e velocidade de aplicação de tinta. Esses são fatores determinantes para evitar diferença na cor.
10 – Com a evolução do processo, a tinta já pode ser diluída de duas formas: com solvente ou com água. Mas a identificação e a preparação não mudam entre essas duas tecnologias, o que muda é a diluição, a aplicação e os equipamentos. Para diluir uma tinta à base de solvente, a proporção normalmente é de duas partes de tinta para uma parte de diluente.
11 – Com a tinta à base de solvente, aplique a primeira demão semiúmida. Dependendo da temperatura, aguarde aproximadamente de 5 a 10 minutos e, em seguida, faça a segunda demão mais carregada ou mais úmida – o tempo de secagem também será maior.
12 – Após a tinta secar, observe se ainda há vestígios do fundo e se é necessário aplicar mais tinta. Se for necessário aplicar outra demão úmida, espere que o veículo esteja bem seco e aplique mais duas demãos semiúmidas, com a finalidade de tirar uma eventual mancha na pintura. Terminando a aplicação da tinta, faça a limpeza da pistola de pintura imediatamente.
13 – Observando que não há manchas na pintura, dê continuidade ao processo, que é a aplicação do verniz de acabamento.
14 – Prepare a catálise e a diluição de acordo com as recomendações do fabricante. A aplicação deve ser da seguinte forma: a primeira demão do verniz deve ser semiúmida, siga as recomendações do fabricante quanto ao intervalo entre uma demão e outra, e a segunda demão deve ser a aplicação de finalização do processo. Limpe novamente a pistola e os utensílios.
15 – Pronto, agora é realizar a montagem e acabamento final do veículo.